Márcia Guimarães é especialista em oftalmologia clínica e distúrbios de aprendizado relacionados à visão.
Márcia Guimarães é especialista em oftalmologia clínica e distúrbios de aprendizado relacionados à visão.
(Last Updated On: 12/11/2018 16:23)

Não é de hoje que médicos e educadores sabem que muitas deficiências de aprendizagem podem estar relacionadas a problemas decorrentes da visão.

Um destes problemas pode estar relacionado à Síndrome de Irlen. Para falar sobre o assunto, a Fiemg em Divinópolis convidou a doutora Márcia Guimarães, uma das maiores autoridades do Brasil sobre o assunto.

A palestra vai ocorrer no dia 24 de novembro das 9h às 13h. Márcia Guimarães é especialista em oftalmologia clínica e distúrbios de aprendizado relacionados à visão. Ela atua em Belo Horizonte no o Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão, o LAPAN,  um avançado centro de pesquisa.

O LAPAN tem ajudado a melhorar o diagnóstico do dos problemas relacionados à Sindrome De Irlen que hoje atinge entre 10% e 15% da população em geral e, pode estar, mais frequentemente relacionada a casos de déficit de atenção e dislexia.

Em muitos casos, o uso de óculos não é suficiente e é preciso ter uma investigação mais ampla para identificar o problema.

O LAPAN fica em Belo Horizonte é coordenado pela pesquisadora e doutora Márcia Guimarães, o local oferece tratamento para os distúrbios relacionados à Neurovisão.

Hospital de Olhos é mantém, parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cofundador e mantenedor do laboratório.

O que é Sindrome de Irlen?
Um dos principais distúrbios estudados pela Neurovisão. Crianças e adultos se queixam de distorções visuais e dificuldades de leitura. As letras parecem dançar, pulsar ou tremer à frente dos olhos. Há restrição de abrangência focal, ou seja, as palavras, frases e o texto são vistos em partes e não como um todo. A visão espacial é prejudicada. É também difícil manter o olhar focado. O paciente sente dor nos olhos ou dor de cabeça com frequência.

Serviços
Local: Fiemg – Divinópolis
Dia: 24 de novembro
Valor: R4 40,00
Inscrições: (37) 3112-0449 e (37) 99120-0049

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here