IPHAN acompanha restauração de igreja em Conceição do Mato Dentro

0
142
IPHAN acompanha restauração de igreja em Conceição do Mato Dentro
A Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um dos maiores patrimônios arquitetônicos da cidade (Divulgação/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro)
(Last Updated On: 18/09/2018 15:20)

Equipe do IPHAN visitou os trabalhos de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Mato Dentro

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa, a superintendente do órgão em Minas, Célia Corsino, e o diretor do Departamento de Projetos Especiais do PAC das Cidades Históricas, Robson Antônio de Almeida, estiveram em Conceição do Mato Dentro na quinta-feira, dia 13 de setembro, para acompanhar os trabalhos de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Mato Dentro.

Eles foram recebidos pelo prefeito Zé Fernando e pela secretária municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Silvana Lages.

Também participaram da visita o coordenador regional do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER), Carlos Ferrareci; o coordenador de Obras e Projetos Especiais, Alexandre Leal, e o coordenador de Relações Governamentais, Roberto Guimarães, ambos da Anglo American, além da equipe de restauro da Cantaria Conservação e Restauro.

No encontro, Kátia Bogéa e o prefeito trataram sobre o tombamento federal de bens do município.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

A igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi erguida nos primeiros anos do século XVIII, por iniciativa do sertanista Gabriel Ponce de Leon. Em 1722 a capela-mor já se encontrava concluída e, em 1772, foi concedido auxílio real para dar procedimento às obras que foram concluídas no dia 06 de novembro de 1802, quando a igreja recebeu a benção inaugural.

A Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um dos maiores patrimônios arquitetônicos da cidade. Sua construção norteou toda a ocupação em seu entorno e isso fez e faz com que ela seja a referência da comunidade, além de abrigar a padroeira do município. Passou por vários trabalhos de reparo e restauração, e em 1948 foi tombada pelo IPHAN, que também executou obras de restauração e pintura geral da igreja. Atualmente encontra-se em obras, com trabalhos de restauração.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here