Itacolomi Encena leva arte do teatro às escolas de Conceição do Mato Dentro
Apresentações teatrais do projeto “Itacolomi eNcena” ocorrem nas escolas de Conceição do Mato Dentro e distritos (Divulgação/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro)
(Last Updated On: 19/09/2018 15:51)

Projeto proporciona a crianças e adolescentes uma oportunidade de aprendizado sobre a arte do teatro, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, motor e físico

Estão acontecendo neste mês de setembro e continuam no mês que vem as apresentações teatrais do projeto “Itacolomi eNcena”, nas escolas de Conceição do Mato Dentro e distritos. A esquete deste ano tem como tema “O Rio Santo ou o Santo do Rio”, abordando a história do rio Santo Antônio.

Este é o segundo ano do projeto, que proporciona a crianças e adolescentes uma oportunidade de aprendizado sobre a arte do teatro, contribuindo para o desenvolvimento intelectual, motor e físico.

Em 2018, o “Itacolomi eNcena” passou a ter a parceria do Programa Polos de Cidadania, o que permitiu sua ampliação. No ano passado, foram 46 alunos contemplados com o teatro. Agora, são 72 estudantes participando do teatro e também foi ofertada a dança.

As atividades começaram em fevereiro. A esquete reúne 15 atores entre 6 e 17 anos. O resultado do trabalho está sendo apresentado agora nas unidades de ensino da sede e dos distritos. Para o público, as apresentações são um momento de lazer e conhecimento.

“Existe uma troca muito grande e positiva tanto para quem está atuando quanto para os estudantes. É surpreendente como conseguimos encantar 500 alunos, compenetrados durante a apresentação”, conta o diretor Célio Henrique Matilde Diana, o Riquinho.

Como professor da Escola Municipal Amador Aguiar, em Itacolomi, Riquinho propôs a realização do projeto no distrito e nas comunidades vizinhas. Riquinho é diretor de cena da Companhia de Teatro Condelon, em Belo Horizonte, e fundou recentemente a Companhia Maria Tiana, em Conceição do Mato Dentro, onde lançou a peça Maria Saudade.

O projeto é uma iniciativa da Escola Municipal Amador Aguiar e da prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação do diretor e ator Célio Henrique Matilde Diana. O “Itacolomi eNcena” também conta com o apoio da Associação Comunitária de Itacolomi.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here