1º Encontro Regional de Meio Ambiente reuniu representantes das cidades consorciadas ao CISREC que acompanharam palestras sobre reciclagem e coleta seletiva
O Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário, O CISREC, promoveu nessa terça-feira, 25, o 1º Encontro Regional de Meio Ambiente.
O evento reuniu representantes das cidades consorciadas que acompanharam no auditório da Escola Dr. Lund, em Lagoa Santa, palestras que abordaram temas como reciclagem e coleta seletiva.
Além disso, as experiências de grupos como a ASCAMARE (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis) de Lagoa Santa e o Projeto RECOA (Rede Comunitária em Ação) de Pedro Leopoldo, compartilharam suas experiências e práticas para a conscientização e preservação ambiental.
A apresentação do Parque Socioambiental Reciclar, que vai abrigar a nova sede da Ascamare o horto florestal, uma usina de compostagem e um parque ecológico na região nordeste de Lagoa Santa, também foi pontuada como um avanço para a região.
Para o diretor de meio ambiente da prefeitura de Matozinhos, Júlio César de Oliveira, o CISREC tem exercido um importante papel com a criação das câmaras de discussão, entre as cidades que participam do consórcio.
“Só vem somar positivamente para o desenvolvimento de ações nos municípios participantes. No caso da Política de Resíduos Sólidos este somatório está atrelado às realidades semelhantes e vivenciadas pelos municípios, no que diz respeito a sua destinação, bem como, busca alinhar ações para o bem de toda a região do Vetor Norte”, concluiu.
O prefeito de Matozinhos, Antônio Divino de Souza, tesoureiro do CISREC e a vice-prefeita Zélia Pezzini também participaram do evento.