Operação Mata Atlântica em Pé revela desmate de 600 hectares em Minas

0
22
Operação Mata Atlântica em Pé revela desmate de 600 hectares em Minas
Em Minas Gerais, é prevista a realização de vistoria em 175 polígonos, englobando mais de três mil hectares de área desmatada (Divulgação/MPMG)
(Last Updated On: 14/09/2018 20:21)

Até o momento foram fiscalizadas 35 propriedades no estado. Força-tarefa visa identificar desmatamentos realizados nos últimos anos e seus responsáveis

Balanço parcial das atividades realizadas em Minas Gerais, referentes à Operação Mata Atlântica em Pé, que é de âmbito nacional, revela o desmatamento de cerca de 600 hectares de mata atlântica no estado. Os dados encaminhados pelo Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), são parciais, já que os trabalhos ainda estão em andamento.

Segundo o Nucrim, até o momento foram fiscalizadas 35 propriedades no estado, sendo cinco os municípios abrangidos, entre eles, Águas Vermelhas, Curral de Dentro e Pedra Azul.

Ainda de acordo com o Nucrim, três pessoas foram presas em flagrante, foram lavrados 28 autos de infração ambiental e aplicados mais de R$ 3 milhões em multas. Foram apreendidas quatro armas de fogo, uma arma branca, 2.164 m3 de lenha e uma certa quantidade de carvão.

A operação, que envolve Ministérios Públicos e órgãos ambientais de 15 estados, confirmou até essa quinta-feira, 13, o desmatamento de 2.890 hectares de mata no país.

Durante a operação, realizada esta semana, foram fiscalizados 282 propriedades previamente definidas a partir de imagens de satélite. Foram apreendidos 5.089 metros cúbicos de madeira e emitidas multas no valor total de R$ 12.942.667.

Em Minas Gerais e em outros três estados (São Paulo, Ceará, Goiás), a operação se estendeu por mais dois dias e só será encerrada nesta sexta-feira, 14 de setembro. Outros dois estados (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), além desses, ainda não totalizaram os dados.

A operação foi lançada na segunda-feira, 10 de setembro,  com o objetivo de identificar desmatamentos em áreas Mata Atlântica, punir os responsáveis e cobrar a reparação dos danos.

A Operação Nacional Mata Atlântica em Pé, que conta com a participação de polícias ambientais e órgãos públicos da área, é realizada pelos MPs dos seguintes estados: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.

O bioma da Mata Atlântica está presente em 17 estados brasileiros e cobre (em sua extensão original) cerca de 13% do território nacional, onde vivem aproximadamente 140 milhões de pessoas, que dependem das múltiplas funções ambientais da Mata Atlântica. Apesar disso, continuam ocorrendo desmatamentos em toda a sua extensão.

Minas Gerais
Em Minas Gerais, é prevista a realização de vistoria em 175 polígonos, englobando mais de três mil hectares de área desmatada. No estado, o MP conta com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Ibama e Polícia Militar de Meio Ambiente.

MPMG

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here