Pacientes de Conceição do Mato Dentro recebem próteses dentárias

0
59
Pacientes de Conceição do Mato Dentro recebem próteses dentárias
Pacientes têm acompanhamento antes, durante e depois de receber as próteses (Divulgação/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro)
(Last Updated On: 26/09/2018 15:40)

O planejamento é para que, por mês, sejam disponibilizadas 30 próteses

Dia de sorrisos, de muitos sorrisos. Assim foi essa terça-feira (25), em Conceição do Mato Dentro, com a entrega de próteses totais e parciais a pacientes do município.

Entre os beneficiados, pessoas que há mais de 30 anos perderam todos os dentes, como a senhora Maria Madalena de Souza, 63 anos. “Estou muito feliz”, disse ainda tímida e com o sorriso novo, logo após sair do consultório de odontologia, na Policlínica de Conceição de Mato Dentro.

O planejamento é para que, por mês, sejam disponibilizadas 30 próteses. Os pacientes têm acompanhamento antes, durante e depois de receber as próteses. O primeiro passo para ser contemplado com o programa é procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.

O projeto, custeado pela prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, é uma promessa de governo do prefeito Zé Fernando. Quando foi chefe do Executivo em 2001, Zé Fernando também adotou esse programa e, agora, está retomando o projeto.

“Estamos contribuindo para o resgate da dignidade e da autoestima das pessoas. A saúde bucal é uma prioridade do nosso governo”, declarou o prefeito Zé Fernando, que esteve conversando com os pacientes no Serviço Odontológico nessa terça-feira.

Além das próteses dentárias, a prefeitura está ampliando o número de consultórios odontológicos. Serão ao todo oito novos consultórios, sendo quatro adquiridos com recursos próprios e quatro frutos de uma parceira com a UFMG.

Um outro avanço na saúde bucal foi reativar, no ano passado, o atendimento odontológico nos distritos. Semanalmente, a equipe de odontologia realiza atendimento nas áreas rurais beneficiando a população mais distante. E são os distritos que estão recebendo os novos consultórios odontológicos.

Além disso, o município está executando um trabalho de prevenção, principalmente nas escolas do município. “A saúde bucal é um dos programas de extrema relevância para saúde e autoestima do indivíduo”, declara a secretária de Saúde, Marizélia Radicchi.

A secretária ressalta ainda que a prefeitura vem prestando um atendimento em rede, com os setores atuando em conjunto conforme a demanda da população. Por exemplo, pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs) que também precisam de atendimento odontológico são encaminhados para o serviço e muitos deles estão recebendo próteses dentárias.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here